Sustentabilidade faz bem para os negócios

Uma das principais tendências de planejamento urbano para os próximos anos é descentralizar a implantação de indústrias, fábricas e empresas das metrópoles e implantá-las em municípios e cidades menores.

Essa mudança implica uma série de benefícios. Entre elas, evita que jovens, adultos e famílias inteiras mudem para as grandes cidades em busca de melhores salários, de oportunidades de carreira, entre outros atrativos de lazer e cultura que tem nas metrópoles. A descentralização fará que eles tenham acesso a tudo isso na própria cidade de origem. Também é uma forma de tentar controlar o crescimento desgovernado dos maiores problemas dos centros urbanos como o trânsito caótico, poluição, desigualdade social, desemprego e violência.

Porém, antes de situar novos negócios em cidades menores, é preciso seguir uma série de exigências ambientais que não eram necessárias há 10, 20 anos atrás. Isso, porque não se imaginava que o impacto das ações do homem e a produção em massa fossem afetar tanto a natureza, como vimos na últimas décadas.

Além das práticas sustentáveis, as empresas devem equilibrar a necessidade de um mundo industrializado, globalizado, com a nossa qualidade de vida e das futuras gerações. Por causa dessas necessidades, o Curso de Engenharia Ambiental e outros cursos voltados para atender o planejamento de empresas com a atenção voltada para o meio ambiente nunca foram tão importantes.

Vale lembrar que muitos produtos que necessitamos e usamos no nosso dia a dia ainda não têm sua “versão” ecológica. Mas empresas que buscam um comportamento sustentável e se preocupam em usar materiais recicláveis, biodegradáveis, evitam o desperdício de energia e tem relações sociais mais verdes, devem ser vistas de outra maneira.

Uma forma de estimular ainda mais essas ações sustentáveis é fazer a nossa parte na hora de consumir um produto. Dar preferência por marcas que praticam sustentabilidade reafirma a nossa busca por viver em um mundo melhor e nosso desejo de consumir produtos e serviços que não prejudicam a natureza. Assim provamos que além da sustentabilidade fazer bem para o meio ambiente e para nossa qualidade de vida, também faz bem para os negócios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *