Sustentabilidade em casa – Maneiras simples de ajudar o planeta e economizar

O alerta já foi dado: o mundo já experimentou extremos climáticos na última década, que já é considerada a mais quente desde 1850 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

No Brasil, o desmatamento caiu nos últimos anos, e mais ações voltadas à sustentabilidade vêm sendo empregadas por empresas e pela população em geral, porém, muito ainda precisa ser feito.

A mudança pode começar dentro da sua família com ações pequenas! Você já parou para pensar no lixo da sua casa? De todo lixo produzido diariamente, ao menos 40% não tem destino certo nas cidades. Ou seja, mais de 70 mil toneladas vão para lugares inadequados, poluindo o solo, ar e possíveis fontes de água que possam existir na região.

Atitudes simples podem levar à redução desse lixo, como o planejamento das compras, a troca de embalagens descartáveis pelas de vidro, e a separação do lixo reciclável do orgânico. Mas você já pensou em reaproveitar matérias para redecorar  e organizar sua casa?

Atualmente, muito se fala em decoração sustentável, porém como utilizar esse conceito de maneira simples e prática no nosso dia a dia? Uma boa opção são os pallets, estruturas de madeira utilizadas na locomoção de cargas para transporte com empilhadeira. Fáceis de encontrar, essas estruturas costumam ser descartadas e podem ter várias utilidades na sua casa, servindo de estante, mesa, e até mesmo como cama ou sofá.

Outra solução interessante é utilizar embalagens que seriam jogadas fora para organizar pequenos objetos. Potes de sorvete vazios podem ser colocados dentro de gavetas para separar roupas íntimas, rolos de papel higiênico viram ótimos organizadores de cabos e fios, e garrafas pet podem ser usadas para vedar e proteger alimentos com as embalagens abertas.

Na hora da limpeza também é possível variar, economizando e trazendo benefícios para o meio ambiente e a saúde de quem possui alergia a perfumes e fragrâncias. Já pensou em trocar produtos de limpeza caros por alternativas viáveis, econômicas e naturais?

Confira algumas opções que podem ser utilizadas na limpeza da casa:

Água com gás: muito eficaz na remoção de algumas sujeiras.

Bicarbonato de sódio: pode ser utilizado na limpeza do banheiro e da cozinha. Dissolvido em água, serve para limpar louças e azulejos (esfregue pela superfície, deixe agir por uma hora e enxágue). Também limpa panelas manchadas: é só colocá-lo na panela e levá-la ao fogo até ferver

Vinagre branco: o vinagre apresenta diversas vantagens em sua utilização, basta preparar uma solução com uma colher de vinagre em um litro de água e esfregar a superfície com um pano limpo. Ele serve como desengordurante, remove manchas e odores fortes, e pode ser utilizado para limpar panelas, azulejos, vidros, espelhos e vasos sanitários. Além de todas essas vantagens, ainda é bactericida!

Limão: assim como o vinagre, o limão é ótimo para remover a gordura e outras sujeiras das superfícies. Pode ser utilizado também para eliminar manchas em tecidos e madeiras.

Sal: se você tem um sapato com fortes odores pode utilizar o sal para removê-los! Além disso, o sal evita que manchas se fixem nos tecidos.

Óleo vegetal: ao utilizar uma camada de óleo vegetal, você estará protegendo a superfície de metais e madeiras! Pode ser utilizado também para dar mais brilho a objetos de ferro e latão, além de prevenir o aparecimento de ferrugem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *