Reciclagem no Brasil alcança menos de 2% do potencial

O Brasil possui mais de quatro mil lixões espalhados pelo país. De todo lixo produzido diariamente, ao menos 40% não tem destino certo nas cidades. Ou seja, mais de 70 mil toneladas vão para lugares inadequados, poluindo o solo, ar e possíveis fontes de água que possam existir na região.

Mesmo com todas as campanhas de reciclagem, só 40% do lixo separado nas residencias é coletado seletivamente ao chegar à rua. Dados da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), ainda apontam que do total recolhido no país, os serviços de aproveitamento de material descartado não transformam sequer 2% do volume que pode ser reciclado.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos exige a coleta seletiva para municípios com mais de 30 mil habitantes, porém o movimento ainda é tímido na maioria dos municípios. Dentre as cidades que mais reciclam no país, encontram-se Curitiba, Itabira, Londrina, Santo André e Santos.

Para ajudar a reduzir a quantidade de lixo produzida diariamente, aqui vão algumas dicas:

1- Não utilize materiais descartáveis. Entenda que quando jogamos alguma coisa fora, não estamos nos livrando de um pequeno resíduo, mas aumentando o problema da poluição;
2- Reutilize embalagens, compre produtos que sirva como refil ou as utilize para outras finalidades, como potes para guardar mantimentos ou para armazenar produtos de limpeza;
3- Escolha embalagens de vidro ao invés de plástico. O vidro tem mais utilidades e é totalmente reciclável. Já o plástico será reciclado apenas por produtos do mesmo material;
4- Roupas também podem ser reutilizadas, modificando sua aparência ou finalidade. Mude a cor ou reforme uma peça. Você também pode fazer de uma camiseta velha um pano de chão.
5- Leve de casa sacolas de pano para fazer compras, assim evitará as inúmeras embalagens de plástico;
6- Planejar bem as compras evita o desperdício. Substitua guardanapos de papel pelos de pano. Compre cartuchos de impressora e pilhas recarregáveis. Escolha produtos a granel e alimentos frescos para evitar potes e recipientes desnecessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *