Reciclagem de resíduos pode criar 400 mil empregos na UE

Os resíduos continuam a ser um recurso extremamente subaproveitado na Europa.

A conclusão consta de um estudo encomendado pela Comissão Europeia onde se estima ainda que em matéria de tratamento de resíduos poderão ser poupados 72 mil milhões de euros por ano.

Por outro lado, deverão aumentar em 42 mil milhões de euros o volume anual de negócios do setor de gestão e reciclagem de resíduos na União Europeia (UE) e ser criados, em simultâneo, mais de 400 000 postos de trabalho até 2020.

Em 2010, e ainda segundo o mesmo estudo, a produção total de resíduos na UE foi de 2520 milhões de toneladas, ou seja, uma média de cinco toneladas por habitante e por ano.

“Reduzindo, reutilizando e reciclando resíduos, podemos todos contribuir para uma economia dinâmica e para um ambiente saudável. Poupam-se assim recursos ambientais e económicos, contribuindo para colocar a Europa no rumo de uma economia mais circular, onde obteremos o máximo valor dos recursos e produtos mediante reparação, reutilização, reprocessamento ou reciclagem”, remata o documento agora divulgado pela Comissão.
Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *