Seu tênis velho pode virar energia para fábricas de cimento

Sabe aquele tênis velho, que não dá nem para doá-lo de tantos furos que tem? Em vez de jogar o calçado no lixo, agora você pode transformá-lo em energia para cimentarias.

A Adidas lançou o projeto “Pegada Sustentável” que tem como objetivo engajar a todos os consumidores a dar um fim ecológico aos tênis acabados. A iniciativa funciona assim: quando o seu tênis já estiver sem condições de uso – que não dá mais para usá-lo em público – na hora de  adquirir um novo par você pode depositar o tênis velho, de qualquer marca, na caixa de coleta disponível em todas as lojas da marca e, em março, em mais de 84 lojas.

Além de garantir um destino ecológico ao calçado, em troca, o usuário ganha um brinde. Em São Paulo, nos três primeiros meses, os colaboradores do projeto ganharão ingressos para conhecer o Museu do Futebol (Pacaembu- SP). Porém cada cidade terá uma opção de brinde para os consumidores.

Todos os pares entregues serão encaminhados para a empresa parceira do projeto RCR Ambiental – especializada em processos de gestão de resíduos industriais – que descaracterizará os calçados para serem usados como fonte de energia para fornos de cimento.

O programa de logística reversa para calçados esportivos é pioneiro no país. No lançamento do projeto, que aconteceu na última terça-feira (24), em São Paulo, o diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da marca no Brasil, Fabiano Lima, disse que a iniciativa não é apenas para atender a Politíca Nacional de Resíduos Sólidos, mas a necessidade da sociedade.

Os jogadores Cafú, Valdívia e Raí marcaram presença no lançamento do programa e mostraram qual será o destino de suas chuteiras velhas:

Foto: divulgação – Fabiano Lima, Relações Institucionais e Sustentabilidade da Adidas, e os jogadores Cafu, Valdívia e Raí, acompanhado da filha, na loja oficial da Adidas, em São Paulo.

Agora você já sabe como “jogar” fora o seu tênis e diminuir com os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos calçados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *