Cientistas transformam lesmas vivas em energia

Imagine se as atividades naturais de um bichinho, como se alimentar, fosse transformada em energia? Agora, pare de imaginar, pois isso já é possível. Pesquisadores da Universidade Clarkson, de Nova York, conseguiram transforma lemas vivas em “baterias”, utilizando o açúcar do sangue dos moluscos.

Os cientistas desenvolveram pequenos eletrodos de carbono, com nanotubos, que conduzem eletricidade, gerada através da combinação de enzimas que compõe células de bioenergia. E essas células se apropriam da glicose e do oxigênio do sangue dos animais, produzindo eletricidade na transferência para o eletrodo. Os pesquisadores garantem que isso não causa danos aos bichinhos e que depois que o processo ocorre por algumas horas, para que o sangue retorne ao funcionamento normal, basta as lesmas se alimentarem normalmente. Eles ainda afirmaram que os moluscos podem comer, beber e se movimentar sem problemas.

A energia produzida, nessas condições, ainda é muito pequena, sendo menos que uma pilha palito. Os químicos afirmam que já desenvolveram estratégias para aumentar essa produção de energia e que a técnica pode ser utilizada em alguns insetos e minhocas.

Via

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *