6 alimentos que você pode cultivar em casa apenas com água

Fazer feira está caro? Uma ideia: germinar legumes e verduras em casa!

Já pensou que bacana? E o melhor: é simples! Um processo no qual você só precisa ter paciência para ter resultado, mas que vale a pena, isso porque os novos vegetais não terão agrotóxicos. Nesta ideia, você não precisa de sementes, apenas do que seria dispensado do alimento. Quer ver só?

Alimentos de nível fácil

1. Cebolinha:

Como fazer? Certifique-se de escolher um ramo no supermercado que tenha as raízes. Depois, mergulhe em um copo com água, que deve ser trocada todos os dias. Em cinco dias você terá novas cebolinhas!

1

2. Alho:

Este é um teste:  você não terá novos dentes de alho, mas ao deixá-los mergulhados em um copo com um pouco de água (sem cobri-los) e trocar sempre que ela ficar turva, logo irá se deparar com os brotos de alho. Eles vão muito bem com batatas assadas, húmus, guacamole e qualquer tipo de salada. O processo leva em média 15 dias.

51b6c4f5414617.54588152

3. Alface romana:

Em geral, as pessoas jogam a cabeça da alface fora, certo? Nesta ideia, é possível cultivar uma nova verdura de forma orgânica. Você pode cultivar na terra ou na água, a única diferença é que, se plantar na terra as folhas serão maiores. Para ter uma alface hidropônica, encha um pote grande com cerca de um dedo de água e deixe a cabeça da alface ali, de preferência em algum lugar que pegue um pouco de Sol. Cheque a água todos os dias e reponha-a sempre que necessário. Em 20 dias, mais ou menos, você terá uma alface fresquinha.

51b6c36e89c3b0.67928005

4. Cenoura:

No supermercado, geralmente encontramos as cenouras sem suas folhas, sendo que elas podem ser sim aproveitadas na cozinha – refogadas,  nas saladas ou para dar um toque especial em sopas ou drinks de frutas. Supernutritivas, as folhas de cenoura podem ser cultivadas facilmente cortando a cabeça de uma cenoura (a parte que costumamos jogar fora) e colocando-a em uma vasilha com um pouco de água até metade de sua altura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Alimento de nível médio

5. Manjericão

Com apenas um copo com água, separe um galhinho do manjericão e corte com uma faca de lâmina afiada logo abaixo dos nós (de onde saem novas folhas e galhos), deixando a muda com cerca de 10cm de altura. Tire todas as folhas dos galhinhos, deixando apenas as da parte superior. Mergulhe-os em um copo cheio de água, deixando apenas as folhas para fora. Mantenha o copo em um local fresco, mas que bata a luz do Sol, e troque a água de vez em quando. Raízes vão nascer e quando atingirem cerca de 5cm de altura, separe cada galhinho em um novo copo. Observação: cuide para que as plantas tomem cerca de 6h de Sol por dia. O processo leva 45 dias.

51b6c1c5dffbf8.85112968

 

Alimentos de nível difícil

6. Batata doce:

Esta exige paciência, pois você colherá novas batatas em dez meses. Pegue uma batata e fure-a com palitos de espeto, deixando-a suspensa em um copo com água, de modo que apenas metade dela fique submersa. Troque a água periodicamente e tenha paciência até que as mudas comecem a germinar. A espera valerá a pena: uma única batata doce pode originar mais de 50 mudas. Plante algumas mudas em um vaso de terra espaçoso e aí é só esperar. O cultivo da planta segue da forma tradicional: garanta que ela tome um pouco de luz e regue-a periodicamente.

51b6bce6c11272.78209834

 

Via As Boas Novas

 

Uma resposta para “6 alimentos que você pode cultivar em casa apenas com água”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *